4 Motivos para crianças aprenderem tênis

4 Motivos para crianças aprenderem tênis

Ajudar seu filho a encontrar o esporte ideal é bem desafiador. Os seus sobrinhos estão na natação, os filhos do seu vizinho jogam futebol…mas afinal, qual atividade é a mais adequada para um jovem atleta? O ideal seria encontrar alguma coisa bem ativa, social e que não te exija trocar muito equipamentos ou materiais na medida que as crianças cresçam. Se você não tem certeza ainda, tente praticar o tênis.

Tênis é um ótimo esporte para jovens e oferece diversos benefícios que não não encontramos em outros esportes. Com baixo índices de lesões para muito divertimento, listamos quatro motivos para você incentivar seu filho a jogar tênis:

Sociabilidade e Networking

Por fora, o tênis parece um esporte bem solitário. Diferente de esportes coletivos como basquete e futebol, o tênis envolve de 2 a 4 jogadores durante uma partida. Porém apesar do baixo número de jogadores por jogo, o tênis promove uma excelente oportunidade para seus filhos socializarem.

Alguns exemplos de situações sociais são as clínicas ou treinamento em equipe. Estes programas tendem a juntar jogadores da mesma idade e nível, e permite aos jogadores conhecerem outras crianças de escolas diferentes e de outros backgrounds. Na medida que a criança progride, a criança começa a disputar campeonatos locais, estaduais, nacionais e até internacionais!

O Tênis também permite um aspecto social bem peculiar, pois seu filho pode jogar sozinho (simples) ou com um parceiro (duplas). Estas situações dão opções para a criança em desenvolver habilidades individuais ou jogar com um amigo no mesmo tipo de quadra.

Jogar para vida toda.

Atletas de todas as idades usufruem de vários tipos de esportes diferentes, mas entre eles, existem o que têm mais “prazo de validade” do que outros. Adultos que tiveram excelente performance esportiva durante o colégio ou faculdade tendem a não ter mais tempo para jogar seu esporte favorito, seja por falta de local físico, seja por falta de físico. Isto acontece muito com esportes de alto contato ou esportes por equipe…jogadores tendem a perder contato com os esportes que eles tanto amavam quando crianças.

Tênis por outro lado é extremamente acessível! É possível jogar por lazer sem precisar de dois times com jogadores completos. Em clubes e academias conseguimos encontrar tenistas mais velhos que já não jogam mais de maneira competitiva porém ainda curtem jogar tênis por lazer. Sem falar que o tênis, assim como outros esportes, está associado a melhor saúde o que tende a melhorar nossa qualidade de vida!

Baixo índice de lesões

Esportes de alto contato como basquete e futebol são os favoritos entre jovens atletas, porém são os esportes onde encontramos mais casos de lesões. Apesar de todo esporte ser uma excelente fonte de atividade física, o ideal seria diminuir ao máximo a exposição a lesões. Pancadas como joelhadas, cotoveladas empurrões e similares podem gerar pequenas contusões até graves fraturas.

O Tênis é considerado relativamente de baixo risco por conta da não existência de contato entre os jogadores. As quadras de Tênis providenciam muito espaço para jovens atletas para correr e jogar sem se preocuparem com colisões ou trombadas. Apesar de lesões como estiramentos e torçoes serem uma possibilidade no tênis, o risco é baixo a ponto de permitir uma maior longevidade no esporte.

Ótimo Exercício!

Correr lateralmente no fundo de quadra, dar um tiro para frente para chegar na bolinha, girar o tronco durante impacto…o tênis mantém seu coração ativo e seu corpo movimentando todo tempo! As repetições são similares a exercícios de alta intensidade como o HIIT. O tênis exige pequenas explosões que mantém seu sistema cardiovascular sempre ativo!

Muitos esportes mantém a criança no banco ou em movimentações “neutras” durante uma jogada. Como o tênis é jogados sempre entre 2 ou 4 jogadores, os atletas estão sempre em movimento para garantir o sucesso de cada ponto!

Se seu filho quer se divertir e se manter ativo, praticar o tênis será uma excelente opção!

Carlos Omaki possui mais de 35 anos de experiência com treinamentos específicos para crianças e adolescentes. Eleito inúmeras vezes como melhor treinador de base no Brasil, o COT propicia o que há de melhor em metodologia e estrutura integrada para o sucesso de seus atletas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google

Search

Post Recentes

Categorias

newsletter

× WhatsApp