A Origem do Tênis

Jogos envolvendo bolas e raquetes têm sido praticados em diversas civilizações desde o período neolítico. Algumas ruínas da antiga América apresentam indícios de espaços onde jogos com bola já existiam. Outras evidências também são encontradas entre os povos Gregos, Romanos e Egípicos. Todos eles já praticavam jogos similares ao tênis.

No entanto, o “tênis de verdade”, praticado em quadras específicas na Inglaterra- foi introduzido por monges franceses no século XI.

O começo do tênis moderno

Estes monges disputavam um jogo chamado “Paume”- traduçaõ para “palma”- em uma quadra. Ao invés de usarem raquetes, eles golpeavam a bola com as mãos. Paume evoluiu para “Jeu de Paume” (Jogo de Palma) onde foram introduzidas as raquetes. Em 1500 (descobrimento do Brasil)- as raquetes eram construídas com frames de madeira e cordas de tripa. As bolas era feitas de cortiça e couro. Não demorou muto para o jogo se tornar popular na Inglaterra pois os reis Henrique VII e Henrique VIII eram grandes fãs do jogo! Existem registros de que na época já haviam mais de 1,800 quadras indoor na região!

Mesmo com a grande popularidade, o jogo de tênis na época de Henrique VIII era um esporte bem diferente da versão de hoje. As partidas eram jogadas apenas em quadras indoor e o jogo em si consistia em acertar a bola em um espaço estreito e longo, com uma rede com 1.5 metros de altura nas pontas e 90 centímetro de altura no centro.

Tênis outdoor

Em 1850 o jogo mudou completamente. Com a invenção da borracha vulcanizada em 1850. As bolas começavam a ser fabricadas com este tipo de material o que possibilitou o tênis a ser praticado ao ar livre e jogado sobre grama!

Em 1873 o prefeito de Londres inventou um jogo chamado Sphairistikè (Grego para “jogar bola”).  Jogado sobre uma quadra com formato de ampulheta, o jogo se tornou uma febre na Europa, Estados Unidos e até mesmo na China e é considerara a principal fonte do tênis praticado nos dias de hoje!

Por conta dos seus vastos campos de grama, os clubes de críquete conseguiram adotar o esporte para ser jogado sobre a grama impecável e bem cuidada. O formato de ampulheta da quadra deu lugar a uma quadra completamente retangular. Em 1877 O All England Croquet Club realizou o primeiro torneio de tênis em Wimbledon. As regras do torneio serviram como os padrões para o tênis que é jogado hoje. As diferenças mais visíveis eram: o saque era realizado por baixo e as mulheres só puderam particiar em 1884.

Como o placar de tênis funciona

Zero (love em inglês), 15, 30, 40, deuce. Ninguém sabe ao certo como o placar de tênis começou, mas existem grandes indícios de ter sua origem na França. Uma teoria para a origem deste sistema é que foi baseado no número 60, que tinha conotação altamente positiva na numerologia medieval. O 60 foi consequentemente dividido em 4 segmentos.

A explicação mais popular no entanto é que o sistema de placar foi inventado para ser compatível com um relógio, dividio em 4 quartos de hora: 15, 30, 45 (depois abreviado para 40 em francês- quarante– ao invés da lógica longa de 45- quarante cinq). Não era necessário chegar ao 60 porque finalizando a hora completa, o game já estava concluído- a não ser que houvesse empate “deuce”. Este termo é derivado do francês deux ou “dois”, o que significava que era necessário dois pontos para vencer o game.

O placar em inglês que representa o zero é “love”. Este termo “love” vem do francês l’oeuf ou “ovo” que tem um formato de zero.

A evolução das roupas

Uma das mudanças mais visíveis no tênis são as roupas. No final do século 19, homens usavam chapéus e gravatas, enquantoas mulheres usavam roupas convencionais que incluiam espartilhos e vestidos. Um código de vestimenta restrito foi adotado em 1890, que exigia que todos os jogadores usassem apenas a cor branca.

A tradição da cor branca no tênis durou ate o século 20. Inicialmente o jogo de tênis era um esporte para os ricos. Roupas brancas que estavam na moda, precisavam sempre ser lavadas toda hora, por conta disto as classes trabalhadoras não tinham condições de usá-las.

Com a introdução de novas tecnologias, principalmente a máquina de lavar roupa, o jogo de tênis se tornou mais acessível para a classe média. Nos anos 60 as regras de vestimenta ficaram menos rígidas, e com a introdução de novos conceitos de moda, mais e mais roupas coloridas começavam a aparecer na quadra de tênis. No entanto, ainda temos alguns clubes que exigem que roupas brancas sejam usadas para prática do jogo, sendo o All England Lawn Tennis and Croquet Club onde Wimbledon é realizado, o mais famoso deles.

***

Carlos Omaki possui mais de 35 anos de experiência com treinamentos específicos para crianças e adolescentes. Eleito inúmeras vezes como melhor treinador de base no Brasil, o COT propicia o que há de melhor em metodologia e estrutura integrada para o sucesso de seus atletas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google

Search

Post Recentes

Categorias

newsletter

× WhatsApp