Se a gente prestar atenção nas partidas de tênis pela TV, se percebe que a maioria dos jogadores possui um determinado tipo de padrão de jogo. Em geral, cada jogador de tênis possui um estilo de jogar, o que consequentemente reflete nos seus pontos fracos e fortes.

Pensando como um adversário, você quer sempre adivinhar a estratégia do seu oponente explorando o máximo possível de suas fraquezas. E quando você as reconhece, é “meio caminho andado” para vencer a partida.

Resumindo de uma forma abrangente, podemos dividir tenistas em 5 tipos dejogadores de acordo com suas características. No final deste post, você pode aprender um pouco mais sobre quais características que são mais próximas do seu jogo e onde você se encaixa em cada um dos perfis.

Agressivo do fundo.

Hoje em dia, o jogador de fundo agressivo é um dos padrões que mais se vê no circuito. Como o próprio nome sugere, o jogador domina o oponente da linha de fundo e prefere começar as trocas de bola de maneira ofensiva golpeando bolas rápidas e profundas na quadra do adversário.

A principal caracteristica de um jogador de fundo agressivo é ter um forehand e backhand bem poderosos. A tática deste jogador é movimentar o adversário desde o começo para que ele fique fique sempre na defensiva.

Quando surgir a oportunidade, ele gosta de trabalhar angulos para empurra-lo para fora da quadra para a seguir, finalizar o ponto com um winner. Dá pra notar uma grande tolerância em tomar riscos neste tipo de jogador e por isto conseguimos detectar um potencial aumento no índice de erros.

Como o fundo é a sua zona de conforto, ele fica sempre relutante em subir à rede e quando isto acontece, ele busca acabar o ponto o mais rápido possível.

 

Omaki Tenis- Andrei Rublev

Contra-ataque

Existem muitos jogadores que preferem contra-atacar seus adversários. Eles tendem a ser mais defensivos e habitam o fundo da quadra.

Este tipo de jogador não busca dominar o rally. Ao invés disso, ele está sempre procurando reagir às bolas do oponente, devolvendo o máximo pro outro lado da quadra.

Outra característica de jogadores de contra-ataque, é que eles têm muita agilidade e bom jogo de pernas. Com isto, eles conseguem cobrir toda a quadra.

No final do dia, podemos definir este tipo de jogador como sendo bem paciente porque ele sempre está esperando o erro do adversário. Apesar de ele conseguir colocar as bolas onde quer, ele raramente comete erros.

Omaki Tnis- David Goffin

Saque e voleio.

Por conta da grande safra de jogadores de fundo de quadra, o jogador que só faz saque e voleio está ficando cada vez mais raro. Este tipo de jogador é extremamente ofensivo porque está sempre em busca da rede e sempre busca terminar o ponto com um voleio ou smash.

Uma característica marcante de um jogador de saque e voleio é que ele possui um saque poderoso. Seu serviço é usado para prepará-lo para subir à rede, a fim de encurtar o tempo de reação da devolução.

Golpes como “chip and charge” são muito utilizados na estratégia de devolução. O jogador fica próximo à linha de serviço durante a devolução, aplica um half volley e já faz um sprint para rede com o intuito de colocar pressão no adversário.

Geralmente o objetivo de um jogador de saque e volieio é manter as trocas de bola mais curtas possível. Por conta disto, ele evita o jogo de linha de fundo e sua maior fraqueza são seus golpes de base do fundo.

Omaki Tenis- Ivo Karlovic

O jogador All-Court

Enquanto os outros tipos de jogadores se especializam em suas respectivas áreas, o jogador All Court possui todas as habilidades do tênis para si mesmo. Ele possui uma grande variedade de bolas e diversos recursos técnicos com muita velocidade e jogo de pernas.

Basicamente o jogador All Court é bem constante, o que faz com que seja muito difícil encontrar seus pontos fracos de início.

Ele se sente muito confortável no fundo da quadra e também na rede, portanto possui um jogo extremamente balanceado.

É bem difícil desenvolver uma estratégia contra um jogador All Court, porque ele está bem preparado para qualquer tipo de situação. Ele se adapta muito fácil ao estilo de jogo do seu adversário.

E uma grande ironia, o único defeito de um jogador All Court é que ele não possui nenhum golpe de destaque, sendo que todos que ele possui são medianos.

Omaki Tenis- Roger Federer

O defensivo

Este tipo de jogador é famoso por ficar apenas empurrando a bola e fica exclusivamente na defesa. Ele pode inclusive ser considerado uma versão mais intensa de um tenista de contra-ataque.

Ele tende a ser muito passivo na quadra porque ele quer apenas passar a bola pro outro lado e seu principal objetivo é esperar o erro do adversário.

Suas bolas tendem a ser altas com pouca velocidade, o que faz com seus adversário percam o ritmo do ponto. E suas bolas tendem a ir no meio da quadra, pois ele evita erros não forçados o máximo possível.

Na maior parte dos casos, este tenista é mentalmente muito forte e bem focado, portanto quando se joga contra ele, é de se esperar longas trocas de bola.

Omaki Tenis- Sara Erra

*****

Carlos Omaki possui mais de 35 anos de experiência com treinamentos específicos para crianças e adolescentes. Eleito inúmeras vezes como melhor treinador de base no Brasil, o COT propicia o que há de melhor em metodologia e estrutura integrada para o sucesso de seus atletas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google

Search

Post Recentes

Categorias

newsletter

× WhatsApp