O que faz um jogador ser excelente em duplas?

O que faz um jogador ser excelente em duplas?

Existe um monte de maneiras de descrever o jogo de duplas: Rápido, empolgante, decidido em detalhes. Jogadores especializados em duplas mostram uma variedade incrível de habilidades e golpes que muitas vezes não vemos com muita frequencia nos jogos de simples.

Mas afinal de contas, como definir um excelente duplista?

Para o sueco Robert Lindstedt, quanto mais rápido for o jogo melhor. “Se você não está confortável em um jogo de ritmo acelerado na quadra, você não vai ter sucesso.” Este é um dos atributos que fazem com que muitos jogadores se dêem bem em duplas comparados com simples- Características de reflexo rápido são melhores que características de tomada de decisão. Lindstedt diz que ele tem capacidade de fazer qualquer tipo de golpe, mas o fato de ter tempo para pensar em jogos de simples, o fazia tomar decisões ruins na escolha do golpe certo. Seu sucesso acontecia quando ele não tinha tempo para pensar.

“Você tem que ter boas reações. A decisão rápida tem que vir naturalmente para você, caso contrário, você vai ficar parado sem saber para onde ir ou o que fazer ”, disse Lindstedt. “Trata-se de fazer seu sistema nervoso disparar e ver o que está acontecendo mais rápido, e isso é basicamente praticar em um ritmo mais rápido do que você está acostumado por um longo período de tempo. Lentamente, você aumenta seu nível. Alguns nascem com mais facilidade do que outros.

Lindstedt se tornou profissional em 1998 e, aos 43 anos, o sueco continua no Top 100 do Ranking de Duplas. Durante esses 22 anos, ele viu como as duplas mudaram.

“Quando eu entrei na ATP, o condicionamento físico não era uma parte importante das duplas”, disse Lindstedt. “Mas hoje eu sinto que realmente o físico é essencial para um duplista. Aprendi a trabalhar muito, então estou muito feliz em ver isso. ”

Outro veterano que tem grande sucesso há muito tempo é Bruno Soares. O brasileiro acredita que, embora os golpes e a preparação física sejam muito importantes, existem aspectos intangíveis vitais para o sucesso de um jogador de duplas.

“Todos nós sabemos que os grandes jogadores têm pontos fortes bem definidos. Acho que nas duplas o que transforma um grande jogador é a sua capacidade de adaptação ”, disse Soares. “Estamos constantemente nos adaptando a diferentes condições – quadra rápida, quadra lenta, bola rápida, bola lenta, altitude, nível do mar, saibro, grama, difícil, parceiros diferentes, semanas diferentes … Acho que um grande jogador é alguém que, além de possuir golpes incríveis possui grande grande capacidade de adaptação a todas as diferentes situações a que estamos expostos ao longo do ano. ”

 

Carlos Omaki- Duplistas

Sobre Carlos Omaki

Carlos Omaki é treinador de tênis há 38 anos. Uma das referências do tênis nacional, dono de duas premiações como Melhor Técnico dascategorias de base do tênis brasileiro, é proprietário da COT tendo equipes na Academia Paulistana de Tênis, Club Athlético Paulistano e Tênis Clube Paulista e com seu staff de treinadores cuida de cerca de 500 atletas na cidade de São Paulo.

Como treinador, participou não só dos começos de carreira de Luisa Stefani, mas também de Bia Haddad Maia, ex-top 60 mundial, e muitos outros.

Texto Publicado originalmente no site da ATP em 14 de Julho de 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google

Search

Post Recentes

COT começa trabalho em Projeto Social
01 March 2021, 18:02
O Lado Mental do Tênis- Inspirado por Timothy Galwell- Parte 1
20 February 2021, 17:33
Fran Jones, suas adaptações e exemplo de superação no tênis
11 February 2021, 16:42
Por que dormimos?
10 February 2021, 01:52
O que faz um jogador ser excelente em duplas?
01 February 2021, 18:20
Balanço final da Rota do Sol 2021
29 January 2021, 01:40
Paulistas levam quatro títulos no Rota do Sol no Recife
22 January 2021, 15:36
Paulista leva título do Maceió Summer, etapa do Circuito Rota do Sol
20 January 2021, 02:19
Paulistas conquistam títulos no Caranguejo Bowl
15 January 2021, 01:27
Circuito Rota do Sol
11 January 2021, 15:35

Categorias

newsletter

× WhatsApp