Cinco Hábitos de Atletas de Sucesso

Atletas de sucesso tendem a fazer as coisas de maneira um pouco diferente da maioria de nós. Aqui listamos cinco dos principais hábitos dos atletas de sucesso. Você já avaliou seus hábitos e como eles influenciam os seus resultados em quadra?

Pessoas bem-sucedidas costumam fazer as coisas de maneira um pouco diferente do que as pessoas em geral, e isso também vale para os atletas. Aqui estão cinco hábitos principais que os atletas adotam para alcançar o sucesso no esporte.

  1. Eles são pragmáticos

Não se engane. Alcançar o sucesso nas quadras não é fácil, embora para alguns atletas de sucesso possa parecer que sim. Atletas de sucesso sabem disso e consideram isso no seu planejamento das temporadas e de sua carreira de modo geral. Eles definem metas alcançáveis para cada evento e investem sua energia (tanto mental quanto física) para atingir essas metas. Eles se equipam com um arsenal de esforço, paciência e persistência porque sabem que a jornada às vezes pode ser longa e difícil. Eles são pragmaticamente otimistas.

  1. Eles acreditam em dar o seu melhor, e não que são os melhores

Atletas de sucesso sabem que, não importa o que aconteça, sempre há espaço para melhorias. Sabe o tubo de pasta de dente quase vazio? Pois é, apenas quando você pensa que o tubo está vazio é que espreme um pouco mais. Para aplicar esta analogia ao esporte e sempre dar o seu melhor você precisa acreditar que consegue fazer isso.

Este hábito pode levar ao aprendizado de novas habilidades. Seus padrões de comportamento e habilidades não são imutáveis, mas às vezes podem precisar de uma nova perspectiva. Por exemplo, muitos atletas descobrem que iniciar um novo regime de ioga ou uma mudança na dieta pode, na verdade, melhorar suas habilidades atléticas. Seus comportamentos e habilidades podem mudar com os fatores motivacionais certos. Para isso, porém, você deve acreditar que ainda pode melhorar.

  1. Eles trabalham consistência através de pequenas mudanças sustentáveis

Vamos continuar com a analogia da pasta de dente que já utilizamos antes. Você pensa no ato de escovar os dentes? Você fica contrariado toda vez que tem que escovar os dentes? Provavelmente não! Você simplesmente escova os dentes duas ou três vezes ao dia, diferentemente de quando você era criança e alguém precisava te segurar para escovar seus dentes! Escovar os dentes não é grande coisa AGORA porque se tornou um hábito consistente e (surpresa) te faz sentir bem! Sem dúvida, a maior maneira de ter sucesso é criar consistência a partir de pequenas mudanças comportamentais. Consistência e força de vontade podem ser exercitadas como um grupo muscular – quanto mais você os usa, mais fortes eles se tornam.

Também é importante observar que o sucesso se baseia em pequenas mudanças SUSTENTÁVEIS. Quantos atletas você conhece que vão direto a extremos, como: “Vou cortar TODO o açúcar da minha dieta para sempre”, ou “Vou correr todos os dias durante um ano”. A verdade é que mudanças extremas de uma só vez dificilmente são sustentáveis ​​e acabam sendo muito difíceis de manter de forma consistente. Embora as mudanças que exemplificamos possam trazer benefícios para alguns, é melhor começar com pequenos passos. Quando você incorporar esse novo hábito na sua rotina, acrescente desafios para continuar progredindo. Dica extra: seja qual for a meta que você definir para si mesmo, acompanhar o seu progresso faz toda a diferença. Se sua meta envolver seu treinamento ou performance, mantenha um registro de treinos onde vai anotando sua evolução.

  1. Eles se cercam de pessoas que têm as características que consideram importantes

Atletas de sucesso se cercam de energia positiva e outras pessoas de sucesso. Há um ditado que diz: “Cerque-se de pessoas que apoiam seus sonhos”. Pode parecer um pouco egoísta, mas se todos nós fizéssemos isso, seríamos pessoas muito mais felizes e confiantes. Para criar sucesso em sua vida, você deve sentir o sucesso como algo real e alcançável. Encontre pessoas e grupos que apoiam seus objetivos e compartilham características e valores que você considera importantes. Elimine o máximo de negatividade de sua vida. As cinco pessoas mais próximas de você podem ter o maior impacto em seu sucesso. Escolha com quem convive com sabedoria.

  1. Eles são corajosos

Coragem. Qualquer pessoa que queira assumir o controle de seu próprio destino deve ter coragem e resistência. Da mesma forma que é preciso coragem e casca grossa para investir num novo negócio, é preciso determinação semelhante para se tornar um atleta de sucesso. O medo do fracasso pode ser sufocante, sempre haverá opositores, sempre haverá dúvidas. No entanto, você deve se comprometer com suas metas de longo prazo e se manter firme diante dos desafios e das dificuldades. Dificilmente um plano é executado exatamente como pensado e é preciso coragem para superar as curvas e desvios da vida. O sucesso é construído sobre a firmeza de superar desafios.

Atletas de sucesso não são super-humanos. Eles simplesmente possuem e utilizam conjuntos de habilidades consistentes que geram resultados positivos. Eles acreditam em si mesmos e em sua capacidade de melhorar constantemente. Eles estabelecem metas realistas, cercam-se das pessoas certas e mantêm o rumo em tempos difíceis.

Se você quer iniciar na prática do tênis ou quer incentivar seus filhos, o centro de treinamento competitivo Carlos Omaki Tênis oferece planos de desenvolvimento customizados e calendários específicos para que cada atleta possa atingir seu potencial. Entre em contato conosco através do e- mail contato@omakitenis.com.br ou Telefone: (11) 3021-1355.

Publicado originalmente no site trainingpeaks.com.

Sobre Carlos Omaki

Carlos Omaki é treinador de tênis há 38 anos. Uma das referências do tênis nacional, dono de duas premiações como Melhor Técnico das categorias de base do tênis brasileiro, é proprietário da COT tendo equipes na Academia Paulistana de Tênis, Club Athlético Paulistano e Tênis Club Paulista e com seu staff de treinadores cuida de cerca de 500 atletas na cidade de São Paulo.

Como treinador, participou não só dos começos de carreira de Luisa Stefani, mas também de Bia Haddad Maia, ex-top 60 mundial, e muitos outros.

Faça Parte da Equipe Carlos Omaki de Tênis Competitivo

No Carlos Omaki Tênis Competitivo oferecemos  planos de desenvolvimento customizados e calendários específicos para que cada atleta possa atingir seu potencial.

Contato
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google

Search

Post Recentes

Categorias

newsletter

× WhatsApp