Grand Slams – Os mais importantes torneios de tênis ao redor do mundo

Quando falamos em torneios de tênis, os Grand Slams têm grande destaque pois representam um grande marco da carreira dos atletas que se sagram campeões. Com grandes prêmios em dinheiro e dois mil pontos acumulados para o ranking da ATP, essas competições possuem características particulares e são o sonho de todo tenista profissional.

Se você é um entusiasta do tênis, com certeza já ouviu falar dos principais torneios de tênis do mundo. Mas, além de acompanhá-los, você conhece as principais características sobre eles?

O tênis é um esporte que pode ser disputado individualmente ou em duplas e pode ser jogado em quadras de grama, saibro ou quadra dura. Para tenistas profissionais, os Grand Slams representam um passo muito importante na carreira, pois garantem muitos pontos no ranking mundial de melhores tenistas e grande visibilidade.

Grand Slam é o nome dado para os maiores torneios de tênis do mundo. Eles levam esse nome devido à sua importância para o esporte.

Para um tenista profissional, ganhar o primeiro lugar de qualquer um deles significa uma conquista de peso para a carreira, o que pode ser um grande diferencial no currículo.

Para se ter uma ideia, o vencedor de um Grand Slam acumula dois mil pontos no ranking mundial com a vitória.

Atualmente, quatro torneios de tênis fazem parte desse grupo. São eles: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

Essas competições são anuais e, além de muitos pontos no ranking mundial, também oferecem prêmios expressivos em dinheiro e alta visibilidade na mídia, com transmissões em grandes canais da TV aberta.

Conheça, abaixo, mais detalhes sobre cada um desses tipos de quadra.

Carlos-Omaki-Tenis-Os-principais-torneios-de-tenis-ao-redor-do-mundo-ausralian-open

1) Australian Open

Gentilmente chamado de ‘’happy slam’’ por ter um clima descontraído e agradável entre os competidores, o Australian Open foi disputado pela primeira vez em 1905 e é sempre o primeiro do ano entre os torneios de tênis do Grand Slams.

Por acontecer em Melbourne, na Austrália, o evento ocorre em janeiro, durante o verão australiano. Na categoria masculina, os jogadores disputam o melhor entre cinco sets. Já na feminina, a melhor entre três sets.

Todos os anos, mais de 120 jogadores profissionais de tênis disputam o torneio. O número um do Australian Open é o tenista Novak Djokovic, que acumula nove títulos como campeão.

Carlos-Omaki-Tenis-Os-principais-torneios-de-tenis-ao-redor-do-mundo-roland-garros-2

2) Roland Garros

Em maio, os tenistas disputam o Roland Garros, torneio que acontece em Paris, na França, e o único da categoria feito em saibro, uma terra que promove jogos mais lentos e disputados que outros tipos, como as quadras duras ou de grama. Assim como o Australian Open, mais de 120 jogadores participam todos os anos da competição.

O maior vencedor do Roland Garros é o tenista Rafael Nadal, que possui 13 títulos como campeão. Já Gustavo Kuerten, o famoso Guga, possui três. Esse, inclusive, foi o torneio de tênis que tornou Guga famoso pelo mundo, transformando-o em um grande destaque da modalidade esportiva.

Carlos-Omaki-Tenis-Os-principais-torneios-de-tenis-ao-redor-do-mundo-wimbledon

3) Wimbledon

Conhecido como o mais tradicional entre os quatro, Wimbledon é o único torneio de tênis disputado em quadras de grama. O evento, que foi criado em 1877, acontece sempre em julho, em Londres, na Inglaterra, e é considerado o grand slam mais prestigiado.

Também com mais de 120 participantes nas edições, a tenista brasileira Maria Esther Bueno coleciona três títulos desse Slam na categoria individual e cinco em competições em dupla.

Carlos-Omaki-Tenis-Os-principais-torneios-de-tenis-ao-redor-do-mundo-us-open

4) US Open

Para encerrar o calendário dos principais torneios de tênis do mundo, o US Open (ou Aberto dos Estados Unidos) acontece entre agosto e setembro na cidade de Nova York e reúne, também, mais de 120 tenistas do mundo todo.

A competição é conhecida por ser uma das mais disputadas e conta com jogos em dupla por gêneros, mas também duplas mistas. Os maiores nomes do US Open são Richard Sears, William Larned e Bill Tilden, com sete títulos cada um.

Para além dos Slams

Esses são os principais torneios de tênis do mundo e os mais cobiçados pelos jogadores, mas não podemos deixar de destacar outras competições que também tem sua importância para a modalidade esportiva. Afinal, atualmente, 18 torneios de tênis garantem pontuação no ranking mundial de tenistas atual, o da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP).

Esses eventos alternativos acontecem ao longo de todo o ano: Masters 1000, ATP 500 e ATP 250, Challenger 125.000, Challenger 100.000, Challenger 75.000 e Futures. A Copa Davis também é um evento importante para o universo do tênis, mas, atualmente, ela não tem tanta relevância entre comentaristas do mundo todo e também não vale pontos no ranking.

Campeões mundiais e brasileiros

Quando falamos em torneios de tênis, não podemos deixar de citar aqueles que, hoje, são considerados os principais destaques do esporte. Atualmente, os maiores campeões de Grand Slams são Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic, que somam 20 troféus cada nos principais torneios de tênis do mundo.

Quando falamos em posições no ranking mundial, o primeiro lugar vai para Djokovic, que possui uma média de 11,6 mil pontos e é considerado, hoje, o número um do tênis masculino. No tênis feminino, a número um é Ashleigh Barty, que ocupa essa posição desde 2019.

No Brasil, são 37 conquistas de diferentes tenistas nos Grand Slams, considerando todas as categorias e idades. Elas fazem parte da carreira de 11 diferentes profissionais, a começar pela tenista Maria Esther Bueno, em 1959, que acumulou 19 títulos em toda a sua vida.

Os 18 títulos restantes são da categoria masculina, pertencentes aos nomes Bruno Soares, Gustavo Kuerten (Guga), Marcelo Melo, Thomaz Koch, Tiago Fernandes, Marcelo Zormann, Orlando Luz, Felipe Meligeni, Thiago Wild e Matheus Pucinelli.

Seja um tenista

O tênis é um esporte para todos e pode ser praticado tanto para fins profissionais quanto para o lazer.

Essa é uma atividade física que trabalha o corpo todo durante os treinos. Por exigir reflexos rápidos entre uma jogada e outra, praticantes desse tipo de esporte tendem a desenvolver uma melhor coordenação motora e também a aprimorar o pensamento estratégico e tático, além de melhorar o foco e a tomada de decisão.

Para além das quadras, todas essas características podem ser levadas para a vida pessoal, quando o esporte torna-se um grande aliado para maior qualidade de vida na rotina. Portanto, não há motivos para não testar o tênis.

Se você quer iniciar na prática do tênis ou quer incentivar seus filhos, o centro de treinamento competitivo Carlos Omaki Tênis oferece planos de desenvolvimento customizados e calendários específicos para que cada atleta possa atingir seu potencial. Entre em contato conosco através do e- mail contato@omakitenis.com.br ou Telefone: (11) 3021-1355.

Sobre Carlos Omaki

Carlos Omaki é treinador de tênis há 38 anos. Uma das referências do tênis nacional, dono de duas premiações como Melhor Técnico das categorias de base do tênis brasileiro, é proprietário da COT tendo equipes na Academia Paulistana de Tênis, Club Athlético Paulistano e Tênis Club Paulista e com seu staff de treinadores cuida de cerca de 500 atletas na cidade de São Paulo.

Como treinador, participou não só dos começos de carreira de Luisa Stefani, mas também de Bia Haddad Maia, ex-top 60 mundial, e muitos outros.

Faça Parte da Equipe Carlos Omaki de Tênis Competitivo

No Carlos Omaki Tênis Competitivo oferecemos  planos de desenvolvimento customizados e calendários específicos para que cada atleta possa atingir seu potencial.

Contato
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google

Search

Post Recentes

Categorias

newsletter

× WhatsApp